A Associação dos Assistentes Judiciários do Estado de São Paulo foi fundada em 01 de julho de 2019, e tem origem no desígnio comum destes servidores na priorização da primeira instância do Poder Judiciário do Estado de São Paulo, ambiente no qual desenvolvem atendendo à estrutura dos gabinetes dos juízes de direito de entrância final, juízes auxiliares fixos da capital, e de juízes auxiliares da capital e do interior, de entrância intermediária e inicial. O cargo, a ser ocupado em livre nomeação pelo magistrado e que possui a obrigação de que o ocupante exerça a função de funcionário do próprio Tribunal e tenha diploma registrado de bacharel em direito, foi criado por meio da Lei Complementar nº 1.172, de 10 de abril de 2012.

Missão

Buscar a valorização do Assistente Judiciário, conferindo-lhe o apoio necessário para a sua constante capacitação, e lutar por condições de trabalho dignas e necessárias para o exercício do cargo. Prestar um serviço público de qualidade no primeiro grau de jurisdição do Poder Judiciário do Estado de São Paulo, garantindo ao cidadão o acesso verdadeiro à justiça e o respeito aos seus direitos.

Valores

Ética. É o valor maior, que gera condições para que os demais valores possam se desenvolver. Aprendizado contínuo. Prezamos pelo aperfeiçoamento profissional permanente de seus associados. Inovação. Pretendemos a modernização da gestão pública de processos, propondo inovações e mudanças práticas capazes de garantir a prestação de um serviço público de qualidade em cada intervenção do Assistente Judiciário no processo judicial, observando-se ainda o tempo razoável de duração do processo, direito arrolado como fundamental do cidadão pela Constituição Federal.

Objetivo

Promover a união dos Assistentes Judiciários de todas as especialidades jurídicas, visando cooperação e solidariedade entre servidores lotados em diversas unidades judiciárias do Estado de São Paulo, o que é indispensável para garantir a força da classe. Buscar a qualificação profissional destes servidores e a excelência no exercício de suas atribuições. Por objetivos permanentes temos a representação, a defesa dos direitos, a promoção dos interesses socioeconômicos e profissionais dos integrantes da classe e a defesa das reivindicações de seus associados. Nos comprometemos a assistir, amparar e defender, moral, administrativa e juridicamente o associado quando, no exercício de suas funções ou em atividades correlatas, tiver seus direitos lesados.